Projeto Reparar: a reparação no centro da economia circular

A Circular Economy Portugal e a CascaisAmbiente uniram-se para desenvolver um projeto totalmente dedicado a um dos Rs mais importantes da economia circular: a Reparação!

E porquê a reparação? Atualmente, enfrentamos dois grandes problemas: o consumo excessivo de bens e o seu uso e descarte rápido e, por vezes, desapropriado. O consumidor médio, devido aos preços relativamente baixos que são praticados, é persuadido a adquirir novos produtos de forma desnecessária. Como tal, quando um bem apresenta uma avaria ele é tendencialmente descartado (para além do baixo custo em adquirir um substituto, entram também em jogo o alto custo da reparação, a falta de peças sobressalentes no mercado, a falta de conhecimento sobre como reparar ou sobre lojas/profissionais de reparação). Assim, muitas vezes, são descartados bens que podiam ser reparados e reintroduzidos na economia. Esta atitude de descartabilidade provoca um enorme desperdício quer das matérias-primas utilizadas na produção dos bens, quer do próprio produto e da sua funcionalidade.

Assim, a reparação e recuperação permitem prolongar a utilização do bem, atrasando o seu descarte (no melhor dos casos, para reciclagem, muitas vezes para aterro). A economia circular, enquanto modelo promotor da eliminação do desperdício e da manutenção dos produtos em utilização pelo máximo tempo possível e na sua melhor qualidade, destaca a reparação como estratégia de triplo impacto: económico, social e ambiental.

Em Portugal, e mais especificamente em Cascais, ainda subsistem serviços e profissionais de reparação que têm uma enorme importância ao nível da economia local. São, muitas vezes micro/pequenas empresas que empregam indivíduos da comunidade, que apresentam um enorme conhecimento dos principais problemas da reparação, e que, sem saberem, contribuem de forma muito importante e direta para a economia circular. A dinamização destes serviços é altamente desejável.

Assim, em traços gerais, o Projeto Reparar desenvolveu as seguintes atividades:

  • Constituição de um Repair Café Cascais, promovendo a reparação comunitária;
  • Sensibilização dos consumidores para a reparação através da criação de um site com conteúdos totalmente dedicados ao tema;
  • Promoção e dinamização dos serviços e profissionais de reparação local/tradicional através do seu mapeamento;
  • Promoção de uma discussão sobre a reparação e o seu papel como estratégia promotora de uma economia mais circular a nível municipal e nacional, através da realização de um inquérito sobre reparação e da realização de um debate público;

Assim, este projeto pretende demonstrar que a reparação pode e deve ser promovida através de vários caminhos complementares e que estes devem ser replicados e alargados por outras entidades e ou Municípios do país.

Este projeto foi financiado pelo Fundo Ambiental (ENEA 2020, Produção e Consumo Sustentáveis)